FANDOM

O Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais coordena a elaboração do Programa de Dispêndios Globais (PDG) e do Orçamento de Investimentos (OI), além de acompanhar a execução desses orçamentos, instrumentos básicos de controle macroeconômico das estatais.

O Programa de Dispêndios Globais é um conjunto sistematizado de informações econômico-financeiras, com o objetivo de avaliar o volume de recursos e dispêndios, a cargo das estatais, compatibilizando-o com as metas de política econômica governamental (necessidade de financiamento do setor público).

Estrutura Editar

- Discriminação das Origens de Recursos - DICOR : registro econômico de todas as receitas e recursos, independentemente de sua natureza e origem, destinados à cobertura dos dispêndios globais em um determinado período, segundo o conceito de competência.

- Discriminação das Aplicações dos Recursos - DICAR: registro de todos os dispêndios, exceto os relativos à correção monetária, depreciação e amortização de ativos, segundo o conceito de competência.

- Demonstração do Fluxo de Caixa - DFLUX: registro de toda movimentação de caixa da empresa num determinado período de tempo.

- Fechamento do fluxo de caixa - FEFCx: compatibilização dos valores econômicos constantes dos demonstrativos DICOR e DICAR com os valores financeiros apresentados na DFLUX.

Necessidade de Financiamento Líquido das empresas estatais (NEFIL) Editar

A Necessidade de Financiamento Líquido (NEFIL) é o principal indicador macroeconômico para a aferição do desempenho da empresa, em termos financeiros, uma vez que demonstra se a geração de receitas próprias é suficiente para a cobertura da totalidade de suas despesas, em determinado período.

O resultado da NEFIL, apurado pelo DEST, obedece aos seguintes conceitos:

- Resultado Nominal - incorpora nas receitas e despesas os efeitos monetários decorrentes da inflação

- Resultado Operacional - exclui os efeitos da correção monetária das receitas e despesas, e mantém as receitas e despesas financeiras (juros ativos e passivos)

- Resultado Primário - exclui os efeitos das receitas e despesas financeiras (juros)

Também no FANDOM

Wiki aleatória