FANDOM

As Instituições Financeiras Federais são regidas pela Lei nº 6.404/76, e pela Lei nº 4.595/1964. Sujeitam-se, portanto, ao regime das empresas privadas. Ao mesmo tempo, estão obrigadas a cumprirem sua função social e a se submeterem à fiscalização do Estado e da sociedade.

Neste grupamento, estão classificadas instituições como o Banco do Brasil S.A. – BB, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Banco da Amazônia S.A. – Basa, Banco do Nordeste do Brasil S.A. – BNB e a Caixa Econômica Federal – Caixa.

Além desses bancos, incluem-se outras instituições financeiras, como é o caso do IRB – Brasil Resseguros S.A. e da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.

Integram ainda esse grupo outras instituições financeiras que estão sob controle dos bancos oficiais federais, tais como:

BB Adm. de Ativos - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. – BB DTVM, BB Administradora de Consórcios S.A. – BB Consórcios, BB Banco de Investimentos S.A. – BB Investimentos, BB Banco Popular do Brasil S.A. – BPB, BB Leasing Company Limites – BB Leasing, BB- Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil – BB Lam, Brasilian American Mercahnt Bank – Bamb, Banco do Brasil Ag Viena – BB AG, controladas pelo Banco do Brasil S.A.; e Agência Especial de Financiamento Industrial – Finame e o BNDES Participações S.A. – BNDESPAR, controladas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Durante o exercício 2008, o Besc e o Bescri foram incorporados pelo Banco do Brasil S.A., bem como o BEP. As demais empresas do Grupo Besc, a Bescval, a Bescredi e o Besc Leasing foram mantidas, passando ao controle do BB, até futura decisão quanto à sua extinção ou incorporação.

Esses bancos atuam tanto como bancos comerciais e como de desenvolvimento, financiando a produção agrícola, o micro-crédito, os programas habitacionais e o fomento às atividades produtivas. Operam, também, as linhas de crédito e recursos oriundos de Fundos Constitucionais, como o Fundo de Investimento do Nordeste – Finor, Fundo de Investimento da Amazônia – Finam, Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, e outras linhas de crédito para o fomento, bem como operacionalizam as atividades dos programas sociais do Governo Federal.

Também no FANDOM

Wiki aleatória