FANDOM

A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro. Classificada como grau de investimento, tem ações e recibos negociados na Bovespa, NYSE, Latibex e BCBA. Atua de forma integrada e especializada nos seguintes segmentos da indústria de óleo, gás e energia: exploração e produção; refino, comercialização, transporte e petroquímica; distribuição de derivados; gás natural; biocombustíveis e energia elétrica. Em 2008, ocupava a 9ª posição entre as maiores companhias de petróleo do mundo com base no valor de mercado, conforme o ranking da consultoria PFC Energy. Líder do setor petrolífero brasileiro está presente em 27 países, além do Brasil, e suas reservas totalizam 15,1 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) segundo critério SPE (Society of Petroleum Engineers).

Apesar das mudanças no cenário econômico mundial em 2008, que causaram impactos diretos no preço do petróleo, a Petrobras registrou lucro líquido recorde na história da companhia. Foram R$ 33,0 bilhões em 2008, superando em 53,3% o do ano anterior. A base acionária da Petrobras na Bovespa também cresceu 80,0%.

O Grupo Petrobras é composto por empresas subsidiárias com diretoria própria que controlam outras empresas no Brasil e no exterior, atuando nas áreas de distribuição de derivados de petróleo, industrial de petroquímica, importação de petróleo e derivados, comercialização de gás natural nacional e importado, transporte e financiamento. Dentre estas, merecem destaque:

- Petrobras Distribuidora S.A. – BR;

- Petrobras Química S.A. – Petroquisa;

- Petróleo Gás S.A. – Gaspetro;

- Petrobras Transportes S.A. – Transpetro;

- Downstream Participações S.A.;

- Petrobras International Finance Company – PIFCo; e

- Petrobras Comercializadora de Energia Ltda. - PCEL

- Petrobras Negócios Eletrônicos S.A - e-Petro

Também no FANDOM

Wiki aleatória