FANDOM

A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas ou cotistas, conselhos de administração e fiscal, ou órgãos com funções equivalentes, diretoria e auditoria independente, garantindo os direitos dos acionistas, das partes interessadas, com transparência e eqüidade, com vistas a maximizar os resultados econômico-sociais de sua atuação.

Buscando contribuir para aumentar a eficiência e a transparência das empresas estatais, foram realizados até agora dois seminários. O Seminário "Governo - Empresas Estatais: um diálogo necessário" permitiu uma discussão com especialistas nacionais e internacionais sobre a melhoria das práticas governança corporativa. Com a realização do Seminário "Governança Corporativa: Experiências em Empresas Estatais" foram discutidas as experiências da Petrobrás e do Banco do Brasil, duas empresas com elevado índice de governança corporativa.

Ainda, o DEST participou da elaboração do Guia de Governança Corporativa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, cujo texto final incorporou as sugestões do MP, além de coordenar o Grupo Latino Americano de Governança Corporativa em Empresas Estatais, cuja última reunião se deu em Brasília, nos dias 17 e 18 de novembro de 2005.

Também no FANDOM

Wiki aleatória