FANDOM

As empresas estatais federais desempenham um importante papel na economia nacional. De um amplo campo de atuação e sucesso, que passa por uma das maiores empresas do mundo na extração de petróleo à geração de hidroeletricidade, pesquisa mineral e agropecuária, entre outras, as estatais têm conseguido desempenhar suas atividades com elevado grau de competência empresarial.

As empresas estatais federais já vêm desenvolvendo um conjunto expressivo de ações nas áreas sociais e de preservação do meio-ambiente, com expressivos resultados na qualidade de vida de parcela significativa da população brasileira. Ao conhecer o conjunto dessas ações já desenvolvidas, ao Governo Federal sobraria um espaço maior para concentrar os seus investimentos nas áreas não atendidas por essas empresas.

Cada empresa estatal, por sua vez, desenvolve ações sociais e de preservação do meio ambiente de forma isolada, sem uma coordenação que poderia trazer ganhos de sinergia e de escala à sua atuação. A falta de coordenação, dessa forma, diminui o alcance da atuação social do Estado brasileiro.

A Gestão Cooperativa é uma iniciativa do Governo Federal de coordenar o processo das ações sócio-ambientais das empresas estatais e de promover o intercâmbio de experiências bem sucedidas com vistas a melhorar o desempenho econômico do conjunto das estatais brasileiras.

Também no FANDOM

Wiki aleatória