FANDOM

Criada no contexto da redemocratização do País, em 1989, a carreira Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) foi projetada para profissionalizar a gestão do Estado por meio da atuação de um corpo de servidores permanentes, com inserção estratégica e articulada em toda a Administração Pública Federal.

O perfil generalista e altamente qualificado dos gestores, aliado à visão abrangente e perspectiva sistêmica da Administração e de seus desafios, facilita seu suporte ao comando político, assegurando a continuidade administrativa, aperfeiçoando as práticas gerenciais e conferindo maior eficiência e qualidade técnica à ação governamental.

Com atribuições amplas relacionadas à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e ao aprimoramento da organização e do funcionamento da máquina governamental, a carreira recruta profissionais com as mais variadas especializações. Eles passam por um curso de formação inicial em que desenvolvem uma visão global da Administração e aprofundam sua capacidade de análise sobre as questões relacionadas à gestão pública.

Uma das características mais marcantes da carreira é sua atuação transversal, caracterizada pela possibilidade de exercício nas mais diversas áreas da Administração Pública Federal. Essa transversalidade, associada a uma maior mobilidade funcional entre os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, é tendência no serviço público dos países mais avançados.

A Secretaria de Gestão (SEGES) do Ministério do Planejamento, órgão supervisor da carreira, coordena a definição da unidade de exercício dos gestores e autoriza suas movimentações, atuando como regulador da mobilidade dos 894 EPPGG, mais conhecidos no dia-a-dia como gestores governamentais.

A SEGES também é responsável por realizar concursos, definir o conteúdo do curso de formação, acompanhar a inserção dos novos gestores durante o estágio probatório, formular programas de desenvolvimento profissional e supervisionar as normas para progressão e promoção dos EPPGG.

Em 1º de fevereiro de 2010, a Carreira de gestor completou 20 anos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória