FANDOM

As chamadas empresas independentes do Setor Produtivo Estatal são aquelas que atuam nos setores produtivo e financeiro, explorando atividades, nos diversos ramos da economia nacional. Na consecução das suas atividades, essas empresas vendem produtos e serviços e auferem renda como as demais empresas privadas.

Essa característica confere às empresas independentes do Setor Produtivo Estatal a capacidade de financiar as suas atividades de forma que não necessitem receber recursos da União para cobertura de suas despesas de custeio em geral.

Esporadicamente, em vista de interesse do Estado e pela necessidade de reforçar a capacidade de investimento, pode ocorrer aporte de recursos, a título de participação da União no capital social, em algumas das empresas que compõem este grupamento e que desenvolvem atividades estratégicas para a economia, ou que são responsáveis pela manutenção de infraestrutura.

Nesse grupamento, incluem-se as empresas que desempenham papel estratégico na garantia de infraestrutura para o país, como as que atuam no setor portuário e aeroportuário nacionais. São elas a Companhia Docas do Ceará – CDC, a Companhia Docas do Pará – CDP, a Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ, a Companhia Docas do Estado da Bahia – Codeba, Companhia Docas do Rio Grande do Norte – Codern, Companhia Docas do Espírito Santo – Codesa, Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp, Companhia Docas do Maranhão – Codomar e a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero.

Outras empresas que desempenham papel relevante para o país em atividades industriais estão incluídas nesse segmento, com destaque para a Casa da Moeda do Brasil – CMB, que atua na produção de papel moeda, moeda metálica, selos postais e fiscais federais, títulos da dívida pública e outros documentos especiais como passaporte, cédulas de identidade, certidões, etc.

Ainda no segmento industrial, há a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás, responsável pela produção de hemoderivados a partir do fracionamento industrial do plasma, prioritariamente, para tratamento de pacientes do SUS. Também compete à Hemobrás desenvolver a fabricação de produtos obtidos por biotecnologia, incluindo reagentes, na área de hemoterapia.

Na área de tecnologia da informação, tem-se a Cobra Tecnologia S.A, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social – Dataprev e o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, que atuam como suporte às atividades do Estado, nas áreas de automação bancária, suporte e rede de telecomunicações da Previdência Social, do Ministério da Fazenda e outros entes da Administração Pública.

Tem-se, ainda, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, que explora as atividades de serviço postal, a Empresa Gestora de Ativos – Emgea, que atua na aquisição e administração de bens e direitos da União, a Empresa Gerencial de Projetos Navais – Emgepron, que gerencia projetos e pesquisas para a indústria naval brasileira, e a Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebrás, que administra a participação acionária do Governo Federal nas empresas de serviço público de telecomunicações.

Na área de abastecimento, em virtude do processo de renegociação das dívidas dos Estados com a União, registra-se a presença da CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. - Ceasaminas e a Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais – Casemg, que atuam na estocagem, armazenamento e entreposto comercial na área de abastecimento agrícola.

Também no FANDOM

Wiki aleatória