FANDOM


As empresas dependentes do Tesouro Nacional são aquelas que recebem recursos da União, oriundos do Orçamento Fiscal, para cobertura de despesas com pessoal e com custeio em geral.

Essas empresas atuam nas áreas onde a presença do Poder Público se faz necessária para dotar o país de infraestrutura, bem como fomentar e apoiar o seu desenvolvimento. São áreas como a de pesquisa agropecuária, onde atua a Embrapa, empresa reconhecida internacionamente pela contribuição no desenvolvimento agropecuário; de pesquisa mineral com a CPRM, desenvolvendo atividades nas áreas de geologia e hidrologia, em que orienta, incentiva, coopera e desenvolve pesquisas mapeando as riquezas minerais e hídricas em todo o território nacional, e a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, que desenvolve pesquisas para subsidiar o planejamento do setor energético, No setor de abastecimento e armazenagem tem-se a presença da Conab, responsável pela execução da política agrícola no segmento do abastecimento, de garantia de estoques reguladores e preços mínimos. Atuando no desenvolvimento regional, a Codevasf promove o aproveitamento dos recursos hídricos e do solo para fins agrícolas, agropecuários e agroindustriais nos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba.

Na área de transporte, destaque para a CBTU, a Trensurb e a Valec, em que as duas primeiras desenvolvem atividades ligadas à operação e exploração comercial do transporte urbano e suburbano de pessoas, e a última atua na construção, operação e exploração de ferrovias, com foco no transporte de carga.

Na indústria, a INB e a Nuclep desenvolvem atividades complementares ligadas à área de geração de energia nuclear, atuando na exploração e enriquecimento de minerais, com a INB, e na construção de equipamentos pesados para as usinas nucleares e outras atividades afins, com a Nuclep. Em 2008, figurou entre as empresas dependentes do Tesouro a Indústria de Material Bélico do Brasil – Imbel que atua na produção de material bélico, de forma a atender às necessidades de armamento e munição das forças regulares e polícias estaduais, bem como as demandas do comércio nacional e internacional.

Na área de saúde tem-se o complexo do Grupo Hospitalar Conceição, que compreende, além do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o Redentor e o Fêmina, atuando na Região Sul do Brasil, em especial atendendo à população do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Sistema Único de Saúde- SUS. Tem-se também o Hospital de Clinicas de Porto Alegre atuando nas áreas de ensino e desenvolvimento de pesquisas em medicina e enfermagem.

A área de comunicações, com a veiculação de notícias institucionais e com atuação na área cultural e educativa, a Empresa Brasil de Comunicação S.A. – EBC (antiga Radiobrás) exerce suas atividades, produzindo e coordenando notícias, programas e eventos.

Veja abaixo a relação das empresas que compõem o setor:

- Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU

- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf

- Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM

- Companhia Nacional de Abastecimento - Conab

- Empresa Brasil de Comunicação S.A. - EBC

- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

- Empresa de Pesquisa Energética - EPE

- Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb

- Hospital Cristo Redentor S.A. - Redentor

- Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA

- Hospital Fêmina S.A. - Fêmina

- Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A. - Conceição

- Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL

- Indústrias Nucleares do Brasil S.A. - INB

- Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. - Nuclep

- RADIOBRÁS - Empresa Brasileira de Comunicação S.A.

- VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória